domingo, 15 de agosto de 2010

Liberdade de estilo nas ruas

O grupo Free Style of Dance, na pista do Fosfobox/RJ
A dança de rua surgiu com os negros das metrópoles norte-americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer os seus shows.
O Breakdance foi uma dança inventada pelos porto-riquenhos, inspirada, entre outras coisas, em movimentos de artes marciais, como o Kung Fu e usada para expressar a sua insatisfação com a política e a guerra do Vietnã.
Esse estilo da dença espalhou-se entre as gangs de Nova Iorque, que por volta do final da década de 60, respondiam à opressão social com violência brutal (era comum o confronto armado).
Nas áreas nova-iorquinas de South Bronx ou Harlem, grupos organizados juntavam-se na rua para competições de breakdance (fights). Numa batalha de breakdance, o objectivo é derrotar o oponente sendo mais criativo e inovador nos movimentos de dança.

Free Style of Dance Crew

Grupo de dança formado por oito jovens da comunidade do Morro dos Cabritos e adjacências, que dançam a cultura B. Boy (que também é conhecida como breaking ou b - boying em alguns lugares), estilo de dança de rua.
O grupo já se apresentou no primeiro Abraço da Paz, em 2009 e em lugares como: Clube Israelita, Clube Monte Líbano (no evento da revista Capricho) Clube AABB, Vivo Rio, Roça in Rio, para Cia Lyceu de Dança e Viradão Carioca.
O objetivo do Free Style of Dance é crescer e conseguir mostrar a cultura B. Boy em muitos lugares, fazendo com que ela seja reconhecida, valorizada e passada adiante.
Com esse espírito socio cultural, o grupo se apresentará no próximo Círculo Cultural Tabajaras, previsto para este semestre. Antes disso, porém estão previstas várias ações de Flash Mob, que serão espalhadas pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
CirculoCulturalAbracodaPaz.blogspot.com